domingo, 10 de julho de 2011


ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE VEÍCULOS

ESCALA DE CONDIÇÕES  1 a 6 - BASEADA NO MODELO AMERICANO (UTILIZADA PELO CCAL)


(1) EXCELENTE:
·          Veículo original com todos os componentes perfeitos e operando, com aparência de novo.
·          Veículo restaurado por profissionais com alto padrão de qualidade em todas as áreas.
·          É um veículo  “show”.


(2) ÓTIMO:
·          Veículo extremamente conservado e original, usado muito pouco, quase novo.
·          Veículo bem restaurado, ou uma combinação de restauração superior e original excelente.


(3) MUITO BOM:
·          Original completamente funcional ou restauração mais velha que já mostra algum sinal de uso.
·          Também uma boa restauração de amador, todo apresentável por dentro e por fora.
·          Combinação de restauração bem feita e componentes operáveis muito bons.


(4) BOM:
·          Veículo dirigível que precisa de pouco ou nenhum serviço para ser funcional.
·          Veículo com restauração deteriorando ou uma restauração de amador muito pobre.
·          Todos os componentes podem precisar de restauração para ser excelente, mas o veículo é dirigível
   no estado em que está.


(5) RUIM:
·          Necessita de restauração completa da carroceria, chassi, interior e mecânica.
·          Pode ou não estar rodando.

(6) PÉSSIMO:
·          Veículo extremamente danificado/deteriorado cuja restauração é inviável. Serve basicamente como "doador" de partes/peças.


Fonte: Manual CCAL de vistoria e avaliação de veículos antigos



ESCALA DE CLASSIFICAÇÃO DA CONDIÇÃO DO VEÍCULO

Este texto (baseado nas orientações da  NAAA – National Auto Auction Association) dá uma orientação geral a respeito da avaliação para classificação do veículo. Outros fatores, como por exemplo: a quilometragem rodada, o estado de conservação e se foi objeto de colisão têm siginificativo impacto na classificação.

CLASSE 1 – VEÍCULOS EM EXCELENTES CONDIÇÕES

 PINTURA E CARROCERIA:
- Podem apresentar algum defeito mínimo que não requer nenhum trabalho de funilaria ou pintura
- Nenhuma peça faltante, quebrada, ou danificada que exigem a recolocação e/ou reparo
- Vidros sem nenhum dano

INTERIOR:
- Nenhuma peça faltante, quebrada, ou danificada que exigem a recolocação e/ou reparos
- Nenhum corte, rasgo, ou outro defeito que exigem o reparo
- Nenhum sinal de desgaste/danos
- Nenhum mau cheiro

CHASSI/MONOBLOCO:
 - Chassi/estrutura original sem qualquer tipo de reparo ou alteração

MECÂNICA:
- Mecanicamente excelente
- Tudo funciona perfeitamente
- Todos os fluídos “limpos” e com nível completo

PNEUS:
- Atendem a todas as especificações originais
- Perto da condição nova.

CLASSE 2 – VEÍCULO EM CONDIÇÕES ACIMA DA MÉDIA

PINTURA E CARROCERIA:
- Micropontos ou pequenos riscos que podem exigir um pequeno reparo/retoque de funilaria e pintura.
- Pode ter pequenos amassados que não danificaram a pintura e podem ser consertados por “martelinhos de ouro”
- Pode ter sido reparado com alta qualidade (em virtude de pequena colisão ou para melhorar o aspecto “cosmético”)
- Pode exigir a recolocação de pequena parte faltante ou quebrada
- Nenhum dano de vidro visível (pode ter pequenas marcas do limpador de pára-brisa)

INTERIOR:
- Limpo, mostrando apenas um mínimo desgaste.
- Pode exigir a recolocação de pequena parte faltante ou quebrada
- Nenhum mau cheiro

CHASSI/MONOBLOCO:
- Chassi/estrutura original sem qualquer tipo de reparo ou alteração

MECÂNICA:
- Mecanicamente ótimo
- Tudo funciona
- Pode exigir trocar dos fluídos

PNEUS:
- Atendem a todas as especificações originais
- Em ótimas condições.

CLASSE 3 – APRESENTA DESGASTE NORMAL

PINTURA E CARROCERIA:
- Pode requerer trabalho de pintura e funilaria
- Pode ser necessária a troca de peças/partes
- Pode ter sido reparado com boa qualidade (em virtude de colisão).
- O pára-brisa pode estar danificado

INTERIOR:
- Sinais de desgastes decorrentes do uso normal
- Pode exigir o reparo ou a recolocação de peças/partes

CHASSI/MONOBLOCO:
- Chassi/estrutura original sem qualquer reparo ou alteração

MECÂNICA:
- Mecânica em bom estado
- Pode exigir manutenção/reparo de partes/peças

PNEUS:
- Estado médio ou melhor
- Apresentam mesmo tamanho e estilo

CLASSE 4 – MOSTRA SINAIS DE DESGASTE EXCESSIVO E/OU RASGOS

PINTURA E CARROCERIA:
- Amassados e partes da carroceria que podem exigir a troca
- Partes quebradas ou faltando
- Pode ter reparos (de funilaria e/ou pintura) de qualidade inferior
- Pode ter danos não reparados oriundos de colisões

INTERIOR:
- Sinais acentuados de desgastes
- Pode ter sinais de queimados, cortes, rasgos, e manchas irremovíveis

CHASSI/MONOBLOCO:
- Pode ter algum dado ou sinais de danos reparados
- Pode apresentar pequenas divergências nas medidas em relação à original

MECÂNICA:
- Pode ter danos que dificultem o uso normal do veículo
- O motor e/ou a transmissão podem estar em mau estado
- Acessórios podem não estar operando

PNEUS:
- Podem estar desgastados ou com especificações incorretas

CLASSE 5 – SINAIS DE DANOS GRAVES

- Pode ter sérios danos provocados por colisão, podendo ou não ainda ser dirigido
- É quase inviável (pelo custo) uma restauração dentro dos padrões originais de fabricação
- O Chassi/monobloco podem apresentar especificações fora do padrão original
- Apresenta peças mecânicas faltantes
- Veículo está perto do fim de sua vida útil
- Acessórios não funcionam ou funcionam de forma precária.

CLASSE 6 – VEÍCULO INOPERANTE

- Serve apenas como doador de peças/partes
- Mecânica ou partes da carroceria/interior foram retiradas ou se apresentam muito ou totalmente inoperantes ou deterioradas



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