domingo, 10 de julho de 2011



Veículos circulando a Rua Líbero Badaró, esquina com Praça do Patriarca, em São Paulo. Início da década de 40


Escolares recolhendo borracha para o governo


Racionamento de combustível obriga até o uso do gasogênio em veículos para corrida.
(Gasogênio = aparelho que transforma, por oxidação incompleta, o carvão ou a madeira no gás pobre, empregado nos motores a explosão como substituto da gasolina)


Usina Siderúrgica de Volta Redonda, durante visita do embaixador norte-americano Jefferson Caffery em março de 1943


Desfile de caminhões da FNM, construídos sob licença da Isota-Fraschini, avenida Rio Branco (RJ), 1949


Entrega do primeiro ônibus feito pela Brasinca. A Brasinca é a primeira empresa nacional a produzir carrocerias de ônibus com estrutura de aço, 1950.


A cantora francesa, Juliette Greco, musa do exitencialismo, desfila num "rabo-de-peixe" durante sua visita no Brasil em 1950. É um entre os milhares de carros importados que circulam pelas cidades brasileiras, aumentando cada vez mais o déficit da balança comercial. A solução é fabricar automóveis no Brasil


Presidente Getulio Vargas inspecionando uma carroceria de ônibus fabricada no Brasil pela GM em 1951


Getúlio Vargas examinando um protótipo de um carro brasileiro produzido pela FNM (Fábrica Nacional de Motores), em 1951


I Mostra da Indústria Nacional de Auto Peças no Aeroporto Santos Dumont (RJ, 20/01/1953)


Getúlio Vargas ao lado de Lúcio Meira, examina o modelo do sedã da Volkswagen a ser montado no Brasil (30/10/1953)


A Petrobrás surge para contrabalançar os interesses nacionalistas com a necessidade de recorrer ao capital estrangeiro. Acima, foto do poço de petróleo na Bahia (1955)


Refinaria da Petrobrás em Duque de Caxias no Rio de Janeiro


As metas de JK


Juscelino Kubitschek comemora a vitória nas eleições presidenciais de 1955. A industria automobilística era uma das metas de sua plataforma eleitoral.


O Presidente JK em visita às obras de asfaltamento da BR-2


Leilão de dólares para importação na Bolsa de Valores de São Paulo (04/10/1953). A política de encarecer as importações duraria até 1956, quando é suprimida por JK, que a substituiu pelo projeto de nacionalização por etapas

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