| Em 22 de julho de 1894, um jornal francês patrocinou a primeira  prova automobilística do mundo, Paris/Rouen. Dos 102 carros inscritos,  participaram da prova treze carros movidos à gasolina e oito à vapor. Desses 21  carros, apenas quatro abandonaram (todos movidos a vapor) e os primeiros  colocados ficaram com os carros movidos a gasolina. Venceu novamente, o conde  Albert de Dion, que fez o percurso em 5h40m (o carro vencedor manteve a média de  16 km/h), só que o prêmio de 5 mil francos foi dividido entre ele e o segundo  colocado, o Peugeot pilotado por Lemaitre. 
Há duas versões para essa  penalização: uma a de que De Dion teria tripulado o carro sozinho, e o  regulamento exigia pelo menos dois passageiros. A outra é que De Dion teria  levado um técnico encarregado do vapor - algo difícil de acreditar, já que seu  carro era movido a gasolina. Detalhe: quase todos os carros foram pilotados  pelos próprios construtores. Afinal, ainda não havia auto-escolas e só eles  conheciam os mistérios do funcionamento das máquinas que iriam apaixonar o  mundo. 
 
 
 
No  Brasil tudo começou em 1906, com uma corrida de carros oficialmente organizada  pelo Automóvil Club Argentino, a Buenos Aires - El Tigre - Buenos Aires. Antes,  ocorreram corridas de carros extra-oficiais, no Brasil e na Argentina,  organizadas pelos próprios participantes. Em 1902 aconteceu uma corrida de  carros no Hipódromo Paulistano da Moóca entre 3 cavaleiros, sendo vencedor o Sr.  José Paulino. Na Argentina houve em 1899 uma corrida entre 2 triciclos a motor.   
 A primeira corrida de automóveis oficialmente organizada no Brasil por um  clube automobilístico - no caso o Automóvel Club de São Paulo - aconteceu em 26  de julho de 1908, em Itapecerica da Serra - São Paulo. O vencedor foi Sylvio  Álvares Penteado, pilotando um Fiat de 40 cavalos e aclamado como herói por uma  multidão de dez mil pessoas. Somente oito anos depois é que os carros voltariam  a circular em São Paulo disputando uma corrida, quando um grupo de pilotos  resolveu disputar uma prova num percurso entre São Paulo e Ribeirão  Preto. 
 
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