
O primeiro brasileiro que imaginou e fez o primeiro automóvel à  sua maneira foi Santos Dumont. ![]() Não fez um automóvel pensando no carro propriamente dito. Mas o  imaginou, criou, modificou e realizou pensando no vôo, na aeronave, no mais  pesado que o ar – que um dia iria realizar. Estava na experiência de motor. O motor à explosão, de gasolina,  que o impressionara vivamente desde a sua primeira viagem a Paris, não saía de  seu pensamento.  Quando surgiram os primeiros triciclos encantou-se com eles :  "Sempre adorei a simplicidade do motor do triciclo, chegado à alta perfeição" –  confessa. Mais adiante: "Foi à leveza e simplicidade do pequeno motor do  triciclo de 1897 que devo todas as minhas experiências". Depois montou esse "motor alto" na carroceria  de um triciclo comum – e conseguiu um automóvel original para a época: leve,  resistente, rápido e com três cavalos e meio de força. E o mais importante: com  o possante motor pesando apenas 30 quilos. Isso para 1897, era um grande feito,  pois nunca, até então, se conseguira fazer uma máquina motriz com peso inferior  a 10kg por HP.  Com esse veículo Santos Dumont tomou parte, nesse  mesmo ano, na prova Paris-Amsterdam. Não como corredor. Não como concorrente que  disputasse a palma da vitória. Mas como técnico que estava testando o seu motor,  o seu veículo novo. Pois, se quisesse competir de verdade, teria feito ótima  figura – porque seu carro era o mais potente em relação ao peso e à velocidade  dos demais. ![]() Em 1901, Santos Dumont contornou a Torre Eiffel, em Paris, e provou que é possível dirigir nos ares. A gravura acima é uma homenagem de Eliseu Visconti  | 


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