domingo, 27 de janeiro de 2013


Vamos parar de comprar carros zero!

Plínio Sgarbi
Quando estou na cidade de São Paulo, eu deixo o carro na garagem e ando de metrô. Pois não tenho saco de ficar horas e horas em congestionamentos (outro dia, chovendo, para percorrer apenas 10km, levei 90 minutos).
E...
De acordo com o cálculo que mostrei, com base no levantamento de preços feito para compor o IMC (Índice de Manutenção do Carro) - também conhecido por Inflação do Carro - Por menos de 800 reais por mês não dá para andar de carro em São Paulo. Isso é o que se gasta para rodar com um modelo 1.0 básico, seminovo.
Neste gasto que o motorista tem com o carro no dia-a-dia, não estão incluídos gastos com a prestação (se o veículo for financiado) e nem estacionamento, mas apenas os custos para andar com o carro e fazer manutenção.
Quer dizer então: somando aos 800 reais por mês para andar de carro em São Paulo, MAIS  o valor da prestação do financiamento para um carro com motor de 1000cc, que gira em torno de uns 450 reais, MAIS uns 400 reais por mês-mensalista (ou 12 reais a hora + 9 reais hora adicional) que o motorista paga para estacionar - para deixar o carro parado, chega-se ao valor de + ou - 1.600 reais durante o mês.
Como já disse, o carro é o sonho de consumo da maioria da população.
Para manter o carro, muitos preferem pagar o valor mínimo da fatura de seu cartão de crédito, morar em casa de aluguel e usar o SUS (Sistema Único de Saúde). Com 1.300 reais e mais um pouco, caberia muito bem para um financiamento da casa própria e um bom plano de saúde.
E para quem realmente acredita que ter um carro é melhor para um certo estilo de vida, principalmente os jovens-baladeiros, alguns ou a maioria, sei lá, com um bom emprego, com salário de uns 3.000 reais e que ainda mora com os pais. Se um jovem "desses" de 25 anos optar em trocar o gasto mensal de seu automóvel por um plano de previdência privada - em VGBL, com aplicações mensais de 1.000 reais por durante 25 anos, quando então tiver 50 anos, terá acumulado um capital de + ou - R$ 1.200.00,00/ou então receber 3.000 reais por mês se optar por uma renda vitalícia.
Tudo é questão de ter ou não a capacidade de economizar.
Enfim, como também já disse, é muito bom ter um veículo, nos trás muita comodidade, entretanto é muito melhor termos o domínio de nosso dinheiro. Antes mesmo de gastar dinheiro, tem que se educar e saber utilizar os ganhos, valorizar e traçar tudo aquilo que se deseja obter a um certo prazo, focando e planejando os gastos. O sucesso financeiro deve-se principalmente pelo respeito que é dado a cada centavo que se ganha.
Título e Texto: Plínio Sgarbi



Nenhum comentário:

Postar um comentário